Inicio Blog

Melhores empresas de alojamento web em Moçambique

0
servidor mozdomains

Já é possível notar que o número de empresas de alojamento web tem aumentado a cada dia que passa em Moçambique, mas poucas empresas oferecem serviços de qualidade.

Para quem não está familiarizado com o assunto, Alojamento Web é um serviço que possibilita a pessoas ou empresas com sistemas online a guardar informações, imagens, vídeo, ou qualquer conteúdo acessível por Web. Provedores de Hospedagem de Sites tipicamente são empresas que fornecem um espaço em seus servidores e conexão à internet a estes dados aos seus clientes.

Ter esse local para armazenar os arquivos é fundamental, pois o domínio não guarda nenhum conteúdo do site, ele é apenas o endereço eletrônico (ou URL). O que faz esse papel é o servidor.

Algumas das empresas que serão mencionadas abaixo são os mais conceituados e os mais acreditados em Moçambique, contendo algum deles, escritórios no qual o cliente pode aproximar para resolver os seus problemas técnicos.

Seguem abaixo as 5 melhores empresas de alojamento web em Moçambique:

1- MozDomains

A MozDomains é uma das primeiras empresas de alojamento/hospedagem e de registo de domínios nacionais e internacionais em Moçambique. Fundado em 2013 a MozDomains é actualmente a melhor e a primeira empresa de hospedagem em Moçambique.

2- MozWeb

A MozWeb é a segunda melhor empresa de hospedagem de websistes e registo de domínios. A MozWeb tem garantias de devolução de valores, caso o serviço contratado não atenda o que foi oferecido? Se a empresa de hospedagem lhe dá este tipo de garantia, é um forte indicativo de que você realmente vai ter o serviço de hospedagem que deseja e espera.

3- Wakuva Host

A Wakuva host é uma empresa que existe a pouco tempo no mercado, mas acabou conquistando a confiança do público por ter um serviço de alta qualidade. Alguns clientes confirmam que o tempo de resposta caso existam um problema técnico é de 2 minutos no máximo.

4- Buyu Host

5- MOZCLOUD

6- Webmaster

A Webmaster é uma empresa pouco conhecida pelos moçambicanos mas é uma empresa que se dedica 24/7 na manutenção dos seus servidores com um suporte técnico aplausível.

7 – MZ Hosting

A MZ Hosting é um projeto criado e gerenciado pela empresa Clique Tecnologia e Serviços e o seu principal objetivo é de tornar os processos de alojamento web mais fáceis oferecendo serviços a preços acessíveis.

Uso do Domínio Moçambicano contínua um desafio no país

0

GARANTIR que todas as instituições públicas e privadas usem o domínio “mz” como forma de promover e massificar os serviços prestados no espaço cibernético e facilitar a interacção entre o Estado e o cidadão, continua a constituir desafio. Quem o diz é a dire

Registar um Domínio Moçambicano

0

TLD .MZ
Top Level Domain ou ‘domínino de topo’ .MZ é o ambiente na ecoesfera da internet que alberga todos os endereços com extensão de Moçambique. Ao registar um endereço dentro do domínio .MZ está a tornar-se parte de pessoas e empresas cujas iniciativas na internet são reconhecidas pelos motores de busca (tais como o Google), como pertencendo a Moçambique, encaminhando para si clientes que procuram especificamente os seus produtos, serviços e informações. Referir a sua iniciativa ou site na internet através de um endereço no domínio .MZ aumenta por isso o retorno de iniciativas no ecossistema de negócios em Moçambique e torna mais eficaz o retorno dessas iniciativas.

Subdomínios
Domíninos tais como .gov.mz são subdomínios do TLD .MZ e o seu registo pode estar condicionado a entidades com elegibilidade específica.

O preço de registo de endereços no domínio .MZ são de 2400MT

Poderá registar o seu domínio aqui

O que é um registrar

0

Os Agentes de Registo (Registrars) de .mz são entidades especializadas no registo e gestão de nomes de domínios.

Para tornar mais simples o processo de registo ou para obter um serviço completo com alojamento de página e contas de correio, escolha uma das entidades Registrars do .MZ.

Os Registrars são credenciados pelo .MZ (NIC MZ) através de protocolo que reconhece direitos e obrigações recíprocos, permitindo uma maior flexibilidade e agilidade na gestão de nomes de domínio por estas entidades.

Lista de Registrars de Domínio Moçambicano

0

Actualmente em Moçambique existem os seguintes Registrars, listamos abaixo os registrars autorizados pelo NIC MZ no registo de Domínios Moçambicanos

REGISTAR101domain GRS Ltd
MOZDOMAINSAfriregister
MOZWEBAscio Technologies Inc. Danmark
Wakuva HostCIUEM Registrar
WakuSellDAFL
Buyu HostDNS Africa
POSIX SystemsSafeBrands
DreamFusion – IT Services, LdaLexsynergy Limited
LOGICBOXESMarcaria.com LLC
MarkMonitorSafenames Ltd
HypertechIBERWEB Mocambique Lda
Internet Solutions MocambiqueInventa Mozambique
Moztel LdaIT.COM Registrar
Webmasters LimitadaTVCABO Moçambique
Registrars de Domínios Moçambicanos

Actualizado em 23/12/2020

Uso do domínio “.MZ” promove a presença de Moçambique

0

Uso do domínio ‘’.MZ’’ vai facilitar a localização e identificação de um conjunto de computadores e serviços na Internet operando a partir do território nacional (em Moçambique).

Moçambique conta assim, com o regulamento que fixa os termos e condições aplicáveis na gestão de nomes com o domínio ‘’.mz’’, um instrumento que visa promover continuamente, a nível nacional, o uso da internet e contribuir para a identificação de criminosos cibernéticos mitigando assim o risco da segurança cibernética.

Com efeito, o Governo apreciou e aprovou na 29ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros realizada no dia 11 de Agosto de 2020, o Decreto que aprova o Regulamento do Uso do Domínio “.mz” Moçambique.

Trata-se de um instrumento que fixa os termos e condições aplicáveis à gestão, reserva e registo de nomes sob o domínio da Internet “.mz”, bem como o estabelecimento, em termos gerais, dos critérios, direitos e deveres inerentes ao licenciamento dos agentes de registo.

Segundo, a Directora do Instituto Nacional Tecnologias de Informaçāo e Comunicação (INTIC), Dulce Chilundo, constitui desafio do sector, garantir que todas as Instituições Públicas e privadas usem o domínio “.mz”, como forma de promover e massificar os serviços prestados na Intenet e facilitar a interação do estado com o cidadão.

Para Dulce Chilundo, torna-se útil a adopção do domínio “.mz” no país, pois, a mesma está assente nas directivas emanadas pelos reguladores internacionais, facilitando deste modo a inclusão oficial de Moçambique na gestão global do mundo da internet, proporcionando cada vez mais acessibilidade e facilidade na utilização (pelos utilizadores) e na gestão (pelos provedores), podendo desta forma garantir maior controlo do trafego de informação que flui a nível mundial.

É neste contexto que Moçambique convencionou o domínio “.mz” que é o espaço na Internet reconhecido que simboliza a identidade de Moçambique no mundo global de internet, sendo por isso que facilmente se pode identificar determinado endereço electrónico por via das siglas a ele associadas.

Como explica Dulce Chilundo, com a adopção do Domínio de Topo de Moçambique, assegura-se localmente maior e melhor gestão da Internet, controlo dos conteúdos a nível local, governação participativa, efectiva e transparente; segurança na gestão da informação; segurança cibernética e protecção de dados; e assegurando maior clareza no relacionamento entre várias entidades que compõem o ecossistema.

Ademais, em Moçambique, o processo de uso do Domínio “.mz” iniciou em 1992 pela Universidade Eduardo Mondlane, contudo, o mesmo carecia de uma regulamentação, por forma a conformar com as regras a nível regional e Internacional.

“O que nós queremos doravante é que as Instituições Públicas e privadas em Moçambique usem o domínio “.mz” e hospedem seus conteúdos no território nacional, por forma a salvaguardar a informação,”, Afirmou Dulce Chilundo.

Aliás, a Directora aponta como desafio da implementação do regulamento a necessidade de advogar sobre a uso de domínico, “.mz” porque ajuda a identificar como Moçambicano; promover a concretização de parcerias com entidades de natureza pública ou privada no sentido de optimizar a gestão do registo de domínios sob.” mz”, através da figura de Agente de Registo; entre outros.

Contudo, é necessário melhorar as infraestruturas (banda larga) para conferir maior qualidade da rede de internet e elevar os níveis fiabilidade e qualidade na prestação deste serviço.

Questionada sobre as condições para o uso do domínio “.mz”, a Directora do INTIC referiu que podem registar nomes de domínio sob “.mz”, e respectivos subdomínios todas as pessoas singulares ou colectivas, públicas e privadas, domiciliadas ou não na República de Moçambique.

Na ocasião, explicou que para obter o registo do domínio “.mz”, é estipulado um valor anual de 1.300Mtn ( mil e trezentos meticais) para todas as entidades que integram a estrutura do Governo da República de Moçambique, estabelecimentos de ensino público e os titulares de estabelecimentos de ensino privado ou cooperativo, e organizações sem fins lucrativos; e 1.500 Mtn (mil e quinhentos meticais) para todas as pessoas singulares e colectivas, provedores de serviços de comunicações electrónicas registados junto da Entidade Reguladora, e profissionais liberais devidamente autorizados e inscritos nas respectivas agremiações profissionais.

O valor é referente a taxa para garantir as funcionalidades dos serviços, sendo que o Estado cobre com a maior parte do valor.

Importa referir que o INTIC é uma instituição tutelada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, responsável por regular, supervisionar e fiscalizar o sector das Tecnologias de Informaçāo e Comunicação (TIC) no país.